11 de julho de 2017 - Antonio Carlos Teixeira Alvares

INOVAÇÃO HORIZONTAL E SUSTENTABILIDADE

Denominamos como Inovação Horizontal as inovações que tiveram origem a partir de um sistema interno de captação de ideias disponível a todos os funcionários da organização.

Embora a maioria das inovações obtidas dessa forma sejam incrementais, ocasionalmente inovações radicais também podem ser obtidas. Os casos antológicos do post it da 3M e do gmail da Google são exemplos significativos de inovações radicais originadas de sistemas internos de captação de ideias

Um fato adicional sobre as inovações horizontais é que sendo provenientes de todas as pessoas da organização, especialmente daquelas da linha de frente, normalmente visam a redução de insumos como matérias primas, energia e trabalho humano, ou seja, contribuem para a sustentabilidade econômica e ambiental

Para exemplificar relatamos a seguir  um caso clássico da literatura.

Subaru Indiana Automotive  (SIA)-

Subaru Indiana Automotive está estabelecida em Lafayette Indiana e é o braço americano da japonesa Subaru. A fábrica começou a ser construída em 1987 e passou a produzir em 1989. A área construída é de aproximadamente 410 mil m2, e em 2017 produziu 314 mil automóveis. O numero de colaboradores é de 3900 (www.subaru-sia.com).

Em 2002 a matriz japonesa deu a incumbência à SIA de produzir lixo zero até 2006.

A administração da SIA sabia que para tanto seria necessário o envolvimento do pessoal do chão de fábrica uma vez que eram eles que lidavam com os materiais (embalagens, solventes, sucata de aço etc.) que depois de usados viravam lixo.

Por outro lado, a liderança também sabia que pedir apenas ideias para reduzir o lixo para o pessoal de linha de frente não seria suficiente. A maioria tinha pouco conhecimento de como reduzir o impacto ambiental. Então a SIA investiu pesado em treinamento, introduzindo conceitos simples que desencadearam um grande número de pequenas ideias para eliminar o descarte de lixo.

Muitas ideias, algumas extremamente simples, reduziram a utilização de materiais da empresa. Uma, por exemplo, foi receber as peças em caixas sem tampa. Já que elas eram entreguem em pallets embrulhados mesmo, não havia a necessidade de tampas.

Enfim, os funcionários da linha de frente tiveram um grande número de ideias. A SIA enviou o seu último carregamento de lixo para um aterro sanitário em maio de 2004, dois anos antes do seu prazo, reduzindo também os seus custos operacionais anuais em milhões de dólares.

Maiores detalhes sobre esse e outros casos de Inovação Horizontal podem ser vistos no artigo abaixo indicado:

Inovação Horizontal Ambidestria Sustentabilidade

 

Gestão / Gestão de Idéias

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