19 de janeiro de 2016 - Antonio Carlos Teixeira Alvares

Inovação tem mais a ver com cultura do que com dinheiro

É com satisfação que comunico a vcs que acaba de ser publicado na revista mundial The Canmaker o artigo de minha autoria Innovation has more to do with culture than money.

No artigo é destacada a importância do meio inovador interno (internal innovative environment)  para estimular a criatividade de todas as pessoas em todas as áreas da organização, provocando a geração de ideias em todos os níveis hierárquicos dentro das empresas, fator determinante para a obtenção de soluções inovadoras, especialmente nas indústrias maduras.

O artigo comenta que o conceito da cultura interna da inovação foi analisado em profundidade no livro “The Idea Driven Organization”, lançado em 2014 nos Estados Unidos onde se tornou um best seller. A edição brasileira Organização Guiada por Ideias, da editora M.Books, está no mercado desde novembro de 2015. Escrito pelos professores norte- americanos Alan Robinson e Dean Schroeder, o livro registra mais de 60 casos de empresas, em diversos países e ramos de atividade, a maioria pertencente a setores maduros da economia (têxtil, móveis, hospitais e outros), que conseguiram gerar elevado número de inovações por meio de sistemas internos de sugestões.

Quanto à ideia de que investir em inovação é difícil para empresas de setores maduros por envolver elevados recursos  com laboratórios e cientistas, trata-se de um grande engano. Inovação é muito mais uma questão de cultura interna da empresa.

Fac-símile do artigo original em inglês pode ser acessado no link abaixo:

Innovation-has-more-to-do-with-culture-than-money.pdf

 

 

 

 

Gestão / Gestão de Idéias / Negócios

Comments

  • Dr. Teixeira, parabéns pela sua matéria. Nada é mais atual em tempos de crise, do que falar em inovação. A sobrevivência dos negócios e dos futuros empreendimentos está diretamente associado a capacidade, talento e a liberdade para inovar. Gestores deverão cada vez mais, facilitar e estimular suas equipes na busca do novo, do viável, passíveis de substituir projetos onerosos por outros mais adequados ao momento, garantindo a imagem da empresa no mercado em que atua.

    • Antonio Carlos Teixeira Alvares disse:

      Iris, a sua opinião é muito importante para mim dado o seu amplo conhecimento como consultora da área de gestão. Obrigado pelos cumprimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>