20 de outubro de 2015 - Antonio Carlos Teixeira Alvares

O GRANDE POTENCIAL DE MELHORIAS ESTÁ NA LINHA DE FRENTE DAS ORGANIZAÇÕES

Capado livroO best seller americano The Idea-Driven Organization: unlocking the power in bottom-up ideas, cuja edição brasileira – Organização Guiada por Ideias: inovação a partir de todas as pessoas será lançada em evento patrocinado pelo Fórum FGV/Inovação, contém revelações surpreendentes.

Os autores Robinson e Schroeder mostram no livro, por meio de exemplos muito convincentes, vários casos que comprovariam que 80% do potencial de melhorias em uma organização concentra-se nas ideias do pessoal da linha de frente. Vejam o que diz parágrafo extraído do texto:

Na nossa experiência, a maioria dos gestores tem dificuldade em acreditar que há valor suficiente nas ideias dos funcionários que justifique o esforço em persegui-las. Mas, como explicaremos, cerca de 80% do potencial de aperfeiçoamento de uma organização encontra-se nas ideias da linha de frente. Isso significa que as organizações que não estão preparadas para ouvir e agir a partir das ideias da linha de frente estão usando, na melhor das hipóteses, somente um quinto dos seus mecanismos de aperfeiçoamento. E muito do seu potencial de inovação está trancado da mesma maneira. Quando os gestores adquirem a habilidade de implementar 20, 50, ou até cem ideias por pessoa por ano, tudo muda.

Um dos objetivos centrais do livro é sugerir caminhos para uma organização se tornar guiada por ideias. Como consultores do assunto, os autores mergulharam fundo nesse tipo de organização para entendê-la. Entretanto reconhecem que uma coisa é entender como funciona uma empresa guiada por ideias, outra bem diferente é saber como criar uma organização com esse foco – e esse parece ser o objetivo central do livro.

 

 

 

Gestão de Idéias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>