8 de outubro de 2015 - Antonio Carlos Teixeira Alvares

A POLÍTICA DE SEMPRE FAZER MAIS COM MENOS PODE EXAURIR A ORGANIZAÇÃO

A primeira tática para enfrentamento de crises normalmente é a redução de custos (fazer mais com menos) que embora necessária, tem um limite que, ao ser ultrapassado, exaure a empresa.

O livro dos professores americanos Alan Robinson e Dean Schroeder The Idea-Driven Organization registra, logo nos dois primeiros parágrafos, o seguinte:

Depois de anos sendo solicitado a fazer mais com menos, os gestores estão cada vez mais conscientes de que não podem produzir os resultados que deles se esperam com as organizações que possuem e os métodos que usam atualmente.

 Nós estamos fazendo mais com menos por tanto tempo que já alcançamos o ponto onde demandas adicionais não podem mais ser satisfeitas simplesmente ajustando as nossas organizações ou os métodos de gestão existentes. Cortar salários, privilégios e benefícios e pressionar as pessoas a trabalharem mais só pode avançar até certo ponto.

 O professor José Carlos Barbieri, autor do prefácio da edição brasileira, comenta:

Há uma questão que não pode deixar de ser comentada. No inicio do livro, Robinson e Schroeder falam em se libertar da mentalidade reducionista do “fazer mais com menos”. Fazer mais com menos é um princípio de eficiência que aparentemente não há contraindicação, aliás, a busca por eficiência deveria ser uma preocupação primária dos administradores. No entanto, para muitos gestores esse princípio se reduz a cortar custos como a solução universal para todos os problemas, inclusive cortar pessoal e programas de treinamentos. Uma organização guiada por ideias da linha de frente também se preocupa em cortar custos, sendo que muitas ideias vão por esse caminho, mas antes de tudo elas procuram transformar problemas em oportunidades nas quais a redução de custo se vier é pela via das consequências.

Capado livroComo vocês podem ver, há razões surpreendentes para indicar a leitura desse livro.

No próximo dia 04/11 em evento organizado pelo Forum FGV/Inovação será lançada a edição brasileira: Organização Guiada por Ideias: Inovação a partir de todas as pessoas. O professor Alan Robinson participará do evento e, na ocasião, proferirá palestra e participará de debates (com tradução simultânea). O evento terá inicio às 14:00 nas dependências da FGV Berrini.

 

 

Negócios

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>