21 de setembro de 2015 - Antonio Carlos Teixeira Alvares

ORGANIZAÇÃO GUIADA POR IDEIAS – II

Poucas organizações apresentam capacidade duradoura de produzir inovação sistemática. A literatura especializada cita que apenas uma em cada cem organizações seriam inovadoras. Por que?

A resposta habitual é a necessidade de elevados investimentos em P&D. Ledo engano. Segundo estudos, a inovação sistemática não estaria relacionada com os gastos em P&D.  Apenas como exemplo, a empresa americana que mais gastou em P&D entre os anos de 1980 e 2005 foi a GM (Michael Schrage, “For innovation success, do not follow the Money”).

As organizações inovadoras possuem uma cultura complexa que envolve todos os funcionários, inclusive os de linha de frente com a inovação.  Uma organização inovadora estimula todas as pessoas a darem ideias e conta com um sistema interno de alto desempenho para a captação das ideias geradas.

O livro The Idea-Driven Organization, best seller nos EUA, de autoria dos professores americanos Alan Robinson e Dean Schroeder trata exatamente de sistemas de sugestões de alto desempenho O livro deixa claro que as organizações que têm um sistema interno de sugestões de alto desempenho, definidas como ”Organizações Guiadas por Ideias”, obtêm resultados muito superiores à média setorial.

No próximo dia 04/11 em evento organizado pelo Forum  FGV/Inovação será lançada a edição brasileira do livro: Organização Guiada por Ideias: inovação a partir de todas as pessoas. O professor Alan Robinson participará do evento e, na ocasião, proferirá palestra e participará de debates (o evento contará com tradução simultânea). O evento terá inicio as 14:00 nas dependências da FGV Berrini.

 

Capado livro

Gestão de Idéias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>