2 de setembro de 2015 - Antonio Carlos Teixeira Alvares

Brasil é o líder do maior torneio mundial de formação profissional

Realizado a cada dois anos em diferentes países, WorldSkills é o maior torneio mundial de educação profissional que reúne competidores de mais de 60 países. A competição simula desafios das profissões que devem ser cumpridos dentro de padrões internacionais de qualidade.

Neste ano, o Brasil foi representado por 56 estudantes, sendo 19 alunos do SENAI-SP, que competiram em 50 ocupações da indústria e do setor de serviços. A premiação ocorreu em 16 de agosto em São Paulo

O resultado altamente positivo é consequência de uma estratégia que priorizou o treinamento. A delegação brasileira foi treinada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem – SENAI e pela Confederação Nacional da Indústria – CNI. E esse treinamento foi intenso: durante um ano foram 311 mil horas de preparação da equipe que contou com 189 técnicos brasileiros. Nesse período, os competidores também tiveram apoio de 70 especialistas de 13 países, além de 21 empresas parceiras.

A delegação brasileira bateu um recorde histórico ao conquistar 27 medalhas na maior competição de ensino profissional do mundo. Foram 11 medalhas de ouro, 10 de prata e 6 de bronze, além de 18 certificados de excelência, número que excedeu a quantidade de medalhas obtidas por potências na educação como Coreia do Sul, Japão, Suíça, Alemanha e França. No ranking de pontos totais, o time brasileiro ficou no lugar mais alto de pódio.

O aluno paulista Luis Carlos Sanches Machado Júnior chegou ao lugar mais alto do pódio ao vencer na modalidade Tecnologia Automotiva. Ele foi considerado o melhor competidor entre os brasileiros e também alcançou a maior pontuação entre todos os inscritos. Os alunos do SENAI São Paulo conquistaram 6 medalhas de ouro; 4 medalhas de prata e 1 medalha de bronze.

Tive o prazer de participar do almoço festivo oferecido pela FIESP aos 11 campeões paulistas do WorldSkills. Conversando com os jovens, perguntei quais seus planos para o futuro e muitos deles afirmaram que querem se tornar instrutores do SENAI para poder ensinar e compartilhar o conhecimento que receberam. Que ótima notícia foi ouvir que esses valorosos jovens almejam tornarem-se professores!

Só estranhei que um fato tão positivo como esta conquista não tenha sido divulgado com destaque na mídia brasileira… O país enfrenta agora uma grave crise e os jovens carecem de bons exemplos e de perspectivas promissoras, baseadas na educação e no conhecimento. A turma do SENAI merece nota 10 com louvor !!

Motivacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>